A Bomporto – Cooperativa de Solidariedade Social viu aprovado o seu projeto de edificação de um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), no âmbito do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência.
O Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão terá capacidade para 30 utentes com deficiência. O valor estimado da obra é de 770.000,00€, contando com o apoio PRR de 526.941,81€.
O contrato de financiamento assinado foi entregue no passado dia 1 de setembro, em cerimónia presidida pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
Para fazer face às despesas não elegíveis, assim como ao lançamento dos concursos públicos para a construção de cada uma destas respostas, existe já o compromisso público de que a Câmara Municipal da Maia “irá assumir uma comparticipação financeira, bem como, todo o apoio técnico inerente à operacionalização dos procedimentos de contratação”.
O Plano de Recuperação e Resiliência é um programa de aplicação nacional, com um período de execução até 2026, que vai implementar um conjunto de reformas e investimentos destinados a repor o crescimento económico sustentado, após a pandemia, reforçando o objetivo de convergência com a Europa ao longo da próxima década.
A Bomporto Cooperativa de Solidariedade Social é uma entidade de caráter social, criada a 13 julho 2009. É reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social desde 23 outubro 2009, e abrange e apoia pessoas com deficiência, com grau de incapacidade superior ou igual a 50 %.